quinta-feira, 27 de junho de 2024

FORNECENDORES PARA EMPRESAS SOCIAIS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS, RECICLAGEM E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

AS EMPRESAS SOCIAIS QUE ATUAM NAS ÁREAS DE ENERGIA RENOVÁVEL, RECICLAGEM E AGRICULTURA

As empresas sociais que atuam nas áreas de energia renovável, reciclagem e agricultura sustentável têm uma papel mais do que especial para a construção de uma futuro mais verde e justo. Para prosperar, essas empresas precisam de acesso a produtos e serviços de alta qualidade e confiança. 

Foto: Freepik

Felizmente, existe um número crescente de fornecedores comprometidos com a sustentabilidade  que oferecem soluções inovadoras e acessíveis para atender às necessidades específicas das empresas sociais. 

Para te ajudar a encontrar os parceiros ideias para o seu negócio, preparei uma lista categorizada por área de atuação, tudo bem para você? 

Lembre-se: este trabalho é simplesmente: educativo, informativo e exemplificativo, não estamos fazendo propaganda e tão pouco divulgando comercialmente essas marcas ou seus produtos, apenas citaremos os nomes para que você tenha mais informação.

ENERGIAS RENOVÁVEIS:

  • Painéis solares: Canadian Solar, Trina Solar, Longi Solar, Ocells, Jinko Solar
  • Aerogeradores: Vestas, Siemens Gamesa, Enercon, Nordex, GE Renewable Energy;
  • Baterias para armazenamento de energia: LG Chem, Tesla, BYD, Sonnen, Kokam:
  • Soluções off-grid: Solarking, Sunrun, Off Grid Systems, Outback Power Electronics, MPP Solar;
  • Consultoria e integração de sistemas: Solfati Energia Renovável, Echoenergia, Gerar Energia Solar,Solum, 360 Enenrgia.

RECICLAGEM:

  • Cooperativas de reciclagem: Cooperativa Mista de Reciclagem e Coleta Seletiva de Diadema (Coopediadema), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Guarulhos(Coopeg), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Jundiaí (Coopejundiaí), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Paulo (Catadores), Cooperativa de Reciclagem e Coleta Seletiva de Santo André (Cooprecisa);
  • Empresas de coleta e triagem de materiais recicláveis: RGS, Ecovias, GTA, Via Verde, Logística Ambiental;
  • Centros de processamento e beneficiamento de materiais recilados: Braskem, Klabin, Suzano, Votorantim, Fibria;
  • Equipamentos para reciclagem: Tomra, Bolle, Vecoplan, Lindner, Nidec;
  • Consultoria em gestão de resíduos sólidos e reciclagem: Tecma, Gaia, Ambi Consultoria Ambiental, Ekos, M.Tech

 

 AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

  • Fornecedores de insumos orgânicos certificados: Biofert, Adubação Verde, Terra Viva, Agronatural, Ouro Verde;
  • Sementes e mudas de variedades adaptadas à agricultura sustentável: Embrapa, Fundacep, Rede Agroecológica, Instituto Bioma Amazônia, Sementes do Cerrado;
  • Equipamentos para agricultura de precisão: John Deere, AGCO, CNH Industrial, Trimble, Topcon
  • Sistemas de irrigação eficientes: Netatim, Irrigando, Jain Irrigation, Valmont, Rivulis;
  • Assistência técnica e extensão rural: Emater, Senar, Cepagro, Apinco, Coopar;
  • Certificação em boas práticas agrícolas: IBD Certificações, Control Union, Ecocert, Organic Trust, Rainforest Alliance.
Além da lista acima, existem diversos outros recursos disponíveis para empresas sociais, como:

Sebrae:https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ -  Oferece orientação gratuita para micro e pequenas empresas, incluindo curos, workshops e consultorias sobre sustentabilidade.

BNDEShttps://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home - Disponibiliza linhas de crédito específicas para empresas que atuam na área de sustentabilidade.

Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA): https://www.gov.br/mma/pt-br/composicao/secex/dfre/fundo-nacional-do-meio-ambiente - Apoia projetos socioambientais, incluindo aqueles voltados para a produção de energias renováveis, reciclagem e agricultura social;

Redes de apoio  ao empreendedorismo social: Ashoka, Rede Brasil, Voluntário, G10, Artemisia, Avance Brasil - Essas redes oferecem mentoria, networking e outras formas de apoio para empreendedores socias.

O Condutor do Tempohttps://ocondutordotempo.blogspot.com/ - Uma rede de blogs que disponibiliza conteúdo voltado para quem quer iniciar seu próprio empreendimento, visando a geração de emprego e renda, bem como a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico das comunidades.

Ao buscar fornecedores e parceiros, é importante considerar os seguintes critérios:

  • Compromisso com a sustentabilidade: priorize empresas que adotam práticas ecologicamente corretas em suas operações e que oferecem produtos e serviços com baixo impacto ambiental;
  • Qualidade dos produtos e serviços: Certifique-se de que os fornecedores oferecem produtos e serviços de alta qualidade que atendam às suas necessidades específicas. 

O empreendedorismo social pode ser uma força positiva para mudanças significativas na sociedade, abordando questões críticas e promovendo um mundo mais justos e igualitário.

Deixe um comentário e visite nossos outros blogs


Nenhum comentário:

Postar um comentário